(31) 3386-2795

secretaria@escolamadregertrudes.com.br

Rua Monsenhor João Rodrigues, 10

Bairro Madre Gertrudes - BH/MG

07hs às 11hs40min - 13hs às 16hs

Segunda à sexta-feira

Educação Infantil

Educação Infantil

Desde cedo, as crianças interagem com outras pessoas e com o mundo que as cerca, desenvolvendo a capacidade de construir pensamentos lógicos e dedutivos.

A Escola Madre Gertrudes diferencia-se na proposta pedagógica para a Educação Infantil principalmente pelo seu pioneirismo na formulação de projetos que privilegiam o lúdico, o movimento, a interatividade, a socialização, a fantasia e a aprendizagem de conceitos fundantes pela criança. Na instituição, cada ação educativa e projeto de trabalho tem uma razão de ser e de acontecer. Brincar de roda, recitar parlendas, cantarolar, se comunicar oralmente ou por escrito com personagens reais ou imaginários, manipular materiais concretos, experimentar, produzir… São estratégias que motivam os pequenos em seu percurso social e de aprendizagem. Na Educação Infantil as crianças se envolvem significativamente, pois sabem exatamente quais serão os caminhos que irão percorrer em cada atividade geradora, em cada projeto.

Na Escola Madre Gertrudes a criança é única e seu desenvolvimento e conquistas são alvos de contínua reflexão na escola. Nosso foco na diversidade, aliado ao conjunto de atividades motivadoras, proporciona o desenvolvimento de habilidades que serão consolidadas no Ensino Fundamental. Através de cada projeto pedagógico, desenvolvido etapa a etapa, transpassamos os conteúdos formais de cada área do conhecimento, para que as crianças se conectem em atividades reais de leitura, escrita, socialização, interação, arte, movimento, fantasia. Tudo para que conquiste gradualmente sua autonomia intelectual e moral.

Neste sentido, o nosso principal objetivo na Educação Infantil é aguçar a curiosidade da criança e ser coadjuvante das famílias no processo de educação de valores. No Madre, os pequenos são levados, desde muito cedo, a respeitar o outro na sua expressão, fala, vez, bem como a se relacionar com o diferente, organizando informações e conquistas, transformando-as em aprendizagem. A filosofia pedagógica da escola se referenda nos princípios de uma pedagogia sóciointeracionista, buscando, a cada fase do desenvolvimento, organizar expectativas de aprendizagem em situações de construção conceitual. Neste contexto a alfabetização é um processo que se inicia nas primeiras séries da Educação Infantil e irá se concretizar no 1º ano do Ensino Fundamental.

Planejamento estruturado

Cada aula é planejada com tema, objetivo, estratégia e atividades para casa pré-definidas. Todo nosso material é elaborado por autores próprios e distribuído no início de cada etapa. Este planejamento inclui estratégias para o maior envolvimento dos pais nas diferentes atividades escolares, o que consideramos fundamental na formação do aluno.